Cursos

Você está em: Home » Graduação

1. A UNIASSELVI está credenciada para ministrar cursos a distância?

Sim. A UNIASSELVI foi credenciada para ministrar cursos a distância através da Portaria Nº 4.017, de 22/11/05 (DOU-23/11/05).

2. O IERGS é credenciado pelo MEC?

Sim. O IERGS é "Polo de Apoio Presencial", credenciada pelo MEC para dar apoio presencial aos alunos de Graduação do Centro Universitário Leonardo da Vinci - Uniasselvi.

3. O que é um polo de apoio presencial?

Polo de apoio presencial é o local credenciado pelo MEC, onde o estudante poderá contar com um suporte presencial a sua aprendizagem a distância. Além de tutores e pessoal de suporte para esclarecimento das dúvidas, o aluno terá a sua disposição computadores e biblioteca. É no polo presencial que o aluno fará suas avaliações presenciais obrigatórias, participará de aulas complementares e demais atividades do calendário do curso.

4. O diploma dos cursos a distância tem a mesma validade dos cursos presenciais?

Sim, nos termos do art. 5º do Decreto n° 5.622 de 2005: " Os diplomas e certificados de cursos e programas a distância, expedidos por instituições credenciadas e registrados na forma da lei, terão validade nacional". Sendo assim, deverão ser aceitos em processos públicos de seleção e provimento de cargos. Os egressos dos cursos oferecidos a distância receberão o mesmo certificado de ensino superior dos cursos presenciais que a Uniasselvi já oferece. A modalidade a distância não é citada no certificado, pois é apenas uma nova forma de oferta do curso superior.  

5. Como o acadêmico estuda na modalidade a distância?

Em cada início de disciplina o acadêmico recebe material impresso (caderno de estudos), que contém textos, atividades e leituras complementares referente a disciplina. Este material já está incluso no valor da mensalidade. Durante a semana estudo com auxílio desses materiais e uma vez por semana vai até o IERGS pra ter aula com o professor monitor em sala de aula. Neste momento vai tirar dúvidas, socializar o conteúdo, interagir com os colegas, fazer provas e trabalhos. O acadêmico também conta com o apoio de uma plataforma virtual, emails, chats, fóruns, 0800. Há toda uma equipe constituída por professores, tutores e suporte por apoiar os alunos nessa jornada diferenciada de aprendizagem.  

6. Como é o processo seletivo para ingressar no curso de Graduação a Distância?

Agora,o processo seletivo é realizado através de uma prova de redação, aplicada nos Polos.

7. Como se inscrever para participar do processo seletivo?

Através do site http://www.uniasselvi.com.br/hp-2.0/eselecao/inscricao_ead2.php, ou diretamente no IERGS: Rua Vigário José Inácio, 153. Centro de Porto Alegre. - Rio Grande do Sul - Telefone: (51)3079.8400.

8. Qual a duração dos cursos?

A Uniasselvi tem cursos de 2,5 anos até cursos de 4 anos, dependendo da área que o acadêmico optar.

9. Quais os dias dos encontros para as avaliações e atividades presenciais do curso de Graduação a Distância?

Os encontros presenciais são realizados uma vez por semana de acordo com o estabelecido no edital de lançamento de cada curso. Não podendo ser alterado nem dia nem horário.

10. Existem avaliações no curso?

Sim. O caderno de estudos é composto por três unidades. Existe uma avaliação ao término de cada unidade e uma avaliação geral-final da disciplina. Para ser aprovado, o aluno deverá atingir a média geral maior ou igual a 7,0 (sete) e ter 75% (setenta e cinco por cento) de presença nos encontros.

11. O que é o Ambiente de Aprendizagem?

O Ambiente Virtual de Aprendizagem é um conjunto de elementos tecnológicos disponível na internet, que oferece recursos e ferramentas para acesso a um curso, interação entre estudantes e formadores envolvidos no processo de ensinar e aprender, bem como acesso aos conteúdos e atividades que possibilitam esse processo.

12. O que é possível fazer no Ambiente Virtual de Aprendizagem?

* Acessar conteúdo e atividades do curso * Realizar as atividades planejadas pelo monitor * Interagir com o Professor – Tutor Interno, com a equipe do NEAD e com os colegas de curso.

13. Por que foram criados os tecnólogos (cursos superiores de tecnologia)?

Os tecnólogos surgiram para suprir uma demanda crescente no mercado de trabalho, que exige uma maior preparação, formação e aprimoramento educacional e profissional no menor tempo possível. Desta forma, tem-se um profissional de nível superior formado em menor tempo, tendo em vista que algumas pessoas não querem ou não podem dispor de quatro ou cinco anos para cursar uma faculdade (curso superior convencional).

14. Depois de concluir um curso superior de tecnologia (tecnólogo), o profissional pode dar prosseguimento aos seus estudos realizando cursos de extensão, especialização, mestrado ou doutorado?

A LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Lei 9394/1996), combinada com o Parecer 436/2001 permite que o egresso do tecnólogo (aluno formado no curso de tecnologia), dê prosseguimento aos seus estudos em outros cursos e programas de educação superior, tais como extensão, especialização, mestrado e doutorado. Depende, evidentemente, do interesse do tecnólogo.

15. O diploma, a titulação obtida no Curso Superior de Tecnologia é igual à obtida em curso superior de graduação convencional (cursos em faculdades ou universidades)?

O Curso tecnólogo dá ao cidadão formado o diploma de graduação em nível superior, exatamente como qualquer outro curso de qualquer área. Enfim, trata-se de um curso superior como qualquer outro, mas direcionado para um determinado foco.

Inscreva-se

Clique aqui e garanta
sua vaga.

Depoimentos

Newsletter

Cadastre seus dados e receba em seu e-mail as novidades do IERGS.

Compartilhe


IERGS - Instituto Educacional do Rio Grande do Sul
Onde Estamos

Graduação: Vigário José Inácio, 153 - Centro - Porto Alegre | RS. Telefone: (51) 3079.8400

Pós-Graduação: Praça XV de Novembro, 16 - 4° andar - Edifício Phênix - Porto Alegre | RS. Telefone: (51) 3061.7040