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O PODER DAS APARÊNCIAS

O PODER DAS APARÊNCIAS
13/07/2017

FOCO NOS 4Ms: MERCHANDISE, MERCADO, MÍDIA E MENSAGEM

As aparências valem muito no mundo dos negócios. A forma como o mercado enxerga você e a sua empresa tem influência direta no sucesso do seu projeto. Independente do segmento, a apresentação é fundamental para atrair a clientela e, claro, agregar valor aos produtos e serviços oferecidos.

Para Rafael Martins, que atua com gestão de novas empresas e desenvolve palestras sobre estratégias digitais, é na comunicação que está a capacidade para manter e fazer crescer os negócios. O especialista garante que planejamento é fundamental para dialogar com os clientes.
“Às vezes é melhor fazer bem feito um só projeto de comunicação do que implantar vários que recebam pouca atenção. No Marketing Digital, todo dia surge uma ferramenta nova, então é bom testar, ver como funciona e se a realização ocorre bem e com qualidade”, destaca.

 

De fato, com investimento e bom senso é possível aumentar os lucros e melhorar a produtividade. Quem investe em Marketing sabe que os quatro Ps são essenciais nesse processo: produto, preço, ponto de venda e promoção. Correlacionados, esses tópicos formam uma base em cadeia para uma boa atuação no mercado.

Para a especialista Mirelle Galvão Beulke, o mercado é dinâmico. Mesmo assim, a professora convidada da Pós-Graduação UNIASSELVI e Mestre em Administração de Empresas com ênfase em Marketing diz que muitas instituições lutam para compreender o seu espaço e delinear estratégias adequadas.
“O mundo interconectado e a tecnologia da informação permitem que as organizações busquem alguma inovação que venha fazer diferença frente à concorrência. Para isso, ouvir o cliente, avaliar a concorrência e analisar o mercado são pontos cruciais. Desenvolver o modelo de segmentação de mercado não é uma tarefa tão difícil. A complexidade está em transformar todas as descobertas em estratégias que gerem resultados interessantes para as organizações”, reflete a professora.

Novas oportunidades de ações sempre surgem e desta vez o universo da comunicação ganhou outro conceito, conhecido como os 4Ms: merchandise, mercado, mídia e mensagem.

MERCHANDISING
O conceito se ampliou muito nos últimos tempos, agregando outras técnicas ao produto ou ao serviço oferecido (merchandise). Trata-se do conjunto de estratégias usadas para deixar uma mercadoria ou marca mais atraente no ponto de venda. Pode ser um material promocional, ação ou estratégias para atrair mais visibilidade e a aumentar a rotatividade do produto, influenciando o consumidor a optar por ele.

MERCADO
Muitos empreendedores não se preparam como deveriam para entender o mercado que atuam ou não interagem diretamente com o público em que pretendem trabalhar. Somente uma análise estratégica de mercado identifica que consumidor será atendido com a oferta do produto ou serviço oferecido.

MÍDIA
A escolha adequada do canal a ser utilizado é fator determinante para o negócio. Consumidores multicanais estão em todos os lugares ao mesmo tempo, portanto viabilizar estratégias on-line e off-line pode ampliar o leque de oportunidades. Uma campanha de marketing deve focar o meio que funciona melhor para seu produto ou serviço.

MENSAGEM
Projetar uma mensagem adequada envolve identificação e surge ao concentrar-se no cliente. Ao conectar-se com os valores do cliente, cria-se a oportunidade para que a mensagem gere maior reconhecimento da sua marca.

“Essas ferramentas são fatores determinantes para o sucesso ou insucesso do negócio. Os 4Ms torna a comunicação mais assertiva, contribuindo significativamente na aproximação e identificação do cliente com a marca, proporcionando vantagens competitivas às organizações que utilizam essa estratégia”, projeta Daniela Fernandes Rodrigues, administradora, especialista em Gestão Estratégica e professora-tutora de Marketing da Graduação UNIASSELVI/ IERGS.

Certamente não é possível oferecer tudo a todos, mas o poder das aparências está no fato de que é viável ofertar muito bem o que se tem. Não importa qual o tamanho da empresa, boas estratégias de Marketing e um bom planejamento são essenciais para a delinear os rumos de qualquer negócio.

(Fonte: Revista IERGS | INFORMAÇÃO NEGÓCIOS)

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