Acesso do Aluno
Pós EAD Graduação
INFORMAÇÕES
(51) 3079.8400
(51) 99413.1208

Bacharelado em Engenharia Civil EAD - Conheça tudo sobre este Curso de Graduação

Bacharelado em Engenharia Civil EAD - Conheça tudo sobre este Curso de Graduação
08/11/2019

O Bacharelado em Engenharia Civil EAD pertence às Ciências Exatas, tem duração de 5 anos e possui uma carga de disciplinas desta área, como Física, Química, Cálculo, Álgebra, Geometria, Algoritmos, Estatística, entre outras. Entre as matérias mais específicas de Civil estão Construções Metálicas e de Madeira, Estradas e Pavimentos, Topografia Avançada e Locação de Obras, Materiais de Construção Civil, Estruturas Isostáticas, entre outras que possibilitam ao aluno ter uma compreensão maior e estar preparado para atuar no mercado de trabalho.

Ao cursar Engenharia Civil o graduando torna-se capacitado para atuar na construção urbana, estruturas, fundações, gerenciamento de recursos prediais, hidráulica e recursos hídricos, infraestrutura e saneamento. O aluno formado também pode atuar em empresas públicas ou privadas, no desenvolvimento de projetos de construção ou com consultoria em geral. É possível, portanto, considerar a Engenharia Civil como uma Graduação de ampla atuação.

O BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL E SUAS POSSIBILIDADES

O curso de Bacharelado em Engenharia Civil é uma das principais profissões responsáveis pelo desenvolvimento e bem estar da sociedade. É a disciplina especializada na prática de projetar, construir e melhorar a infraestrutura e está diretamente conectada à concepção, supervisão, manutenção e projeção de edificações comerciais, habitacionais, corporativas e infraestruturas, como pontes, usinas, barragens, túneis, ferrovias, dentre outras. Também é função do Engenheiro Civil garantir a inspeção, a análise e a manutenção para preservação das estruturas construídas.

Além das disciplinas e das atividades em laboratório clássicas das Engenharias, na área das Exatas, o curso de Engenharia Civil inclui Desenho Técnico e matérias das áreas de Logística e Gestão da Produção. Nos três anos finais, o aluno cursa disciplinas mais ligadas às áreas da especialização escolhida: Estruturas, Construção Civil, Hidráulica e Saneamento, Transportes ou Geotecnia. Para obter o diploma, trabalho de conclusão de curso e estágio são obrigatórios.

O PROFISSIONAL ENGENHEIRO CIVIL

O profissional, ao cursar Bacharelado em Engenharia Civil, torna-se capacitado para atuar, projetar, gerenciar e executar obras como casas, prédios, pontes, viadutos, estradas e barragens. O Engenheiro Civil acompanha todas as etapas de uma construção ou reforma, da análise do solo e estudo e da ventilação do local, até a definição dos tipos de fundação e os acabamentos que serão realizados. Especifica as redes de instalações elétricas, hidráulicas e de saneamento e insolação do edifício e define o material a ser utilizado. Chefia as equipes de trabalho, supervisionando prazos, custos, padrões de qualidade e de segurança. Cabe a ele garantir a estabilidade e a segurança da edificação que projetou, calculando os efeitos dos ventos e das mudanças de temperatura na resistência dos materiais usados na construção. Este profissional também pode dedicar-se à administração de recursos prediais, gerenciando a infraestrutura e a ocupação de um edifício.

Além de atuar no desenvolvimento de projetos estruturais e na criação de edificações, o profissional de Engenharia Civil pode trabalhar em outros setores como, por exemplo, o de inspeção, fiscalização, perícia, saneamento e transporte. A geração de energia exige obras civis, consequentemente, necessitará de Engenheiros Civis com essa formação.

Confira mais sobre o curso de Bacharelado em Engenharia Civil EAD UNIASSELVI IERGS com o professor-tutor Silvestre Araujo.

 

VALIDADE DO DIPLOMA DE UMA GRADUAÇÃO EAD

O diploma do Bacharelado em Engenharia Civil EAD tem a mesma validade do diploma de um curso presencial e possui a mesma comprovação de título, portanto, não há necessidade de ter receio quanto à aprovação do mercado de trabalho.

Os cursos EAD têm a mesma grade curricular e a avaliação feita pelo MEC possui os mesmos critérios e exigências aplicados nos cursos presenciais. O Bacharelado em Engenharia Civil EAD da UNIASSELVI IERGS conta com encontro duas vezes na semana e professor-tutor em sala. 

O Bacharelado em Engenharia Civil EAD é indicado para aqueles que desejam maior flexibilidade e autonomia durante seus estudos. Nesta modalidade de curso, o aluno terá acesso aos materiais e também a uma plataforma virtual de aprendizagem.

COISAS QUE TODO FUTURO ESTUDANTE DE ENGENHARIA CIVIL DEVE SABER:

1. Carreira em alta: A carreira de Engenheiro Civil está em alta, uma vez que o mercado de Construção Civil está em constante desenvolvimento. Aproveite esta oportunidade e invista nesta Graduação!

2. Características profissionais importantes: Quem opta por seguir carreira na área de Engenharia Civil deve gostar de trabalhar com números, uma vez que sua atividade profissional envolve muitos cálculos. É importante, também, que este profissional seja muito organizado e meticuloso em seus projetos. Outra característica importante para que um engenheiro civil tenha sucesso em sua profissão, é acompanhar as tendências do setor e estar atento às novas tecnologias voltadas à construção civil.

3. Projeto de Engenharia Civil: Um projeto de engenharia é o roteiro que norteia o processo de produção de uma construção, indicando objetivos, prazos e custos. Em geral, estes projetos são conduzidos, do início ao fim, por um Engenheiro Civil responsável pela obra. O projeto é o guia de execução de uma obra e garante que esta seja planejada, executada, controlada e entregue de acordo com o escopo inicial, atendendo às necessidades e objetivos descritos.

4. Profissão regulamentada: A profissão de Engenheiro Civil é regulamentada no Brasil. Para exercê-la, é obrigatório ter um diploma superior em curso reconhecido pelo MEC e ser registrado no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA) de sua região.

5. Pós-graduação: Uma vez formado no curso de Engenharia Civil, o profissional pode se especializar por meio de uma pós-graduação na área desejada ou se preferir ainda pode fazer um curso de Mestrado e, posteriormente, Doutorado. Em um mercado cada vez mais competitivo, a solução é continuar estudando e focar em uma área de atuação.

CONFIRA EM QUAL POLO UNIASSELVI IERGS VOCÊ PODE ENCONTRAR O BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL EAD

O Bacharelado em Engenharia Civil EAD é ofertado somente no polo UNIASSELVI IERGS Porto Alegre Centro. Neste polo há laboratórios específicos para realização de oficinas e práticas. Com as atividades realizadas em laboratório o aluno assimila conteúdos e traduz a teoria em prática, tornando maior a qualidade do ensino.

Comentários

Deixe seu Comentário

Voltar