Acesso do Aluno
Pós EAD Graduação
INFORMAÇÕES
(51) 3079.8400
(51) 99413.1208

Bacharelado em Fisioterapia EAD- Conheça tudo sobre este Curso de Graduação

Bacharelado em Fisioterapia EAD- Conheça tudo sobre este Curso de Graduação
22/11/2019

O Bacharelado em Fisioterapia EAD pertence à área da Saúde, tem duração de 5 anos e busca formar profissionais capacitados a diagnosticar e tratar distúrbios relacionados ao movimento do corpo humano. Este curso possui, em sua grade curricular, disciplinas como Cinesiologia e Biomecânica, Bioquímica, Saúde do Trabalhador, Epidemiologia e Bioestatística, Fisiopatologia Geral, Ciências Morfofuncionais, entre outras. Matérias específicas também fazem parte do currículo e entre estas podemos citar Fisioterapia na Ortopedia e Traumatologia, Neurofuncional, Saúde da Mulher, Saúde do Atleta, Dermatofuncional, Saúde do Idoso, etc.

O Fisioterapeuta é um profissional que se ocupa da recuperação de movimentos através de massagens e exercícios físicos, atuando também na prevenção de doenças ocupacionais e lesões. Ele analisa, interpreta exames e laudos médicos para ter uma visão ampla do estado de saúde do paciente e identifica alguma possível lesão. Este profissional observa também os movimentos do paciente, se tem dificuldade motora ou sente dor. É através destas práticas que o profissional analisa o estado de saúde de seu paciente.

O BACHARELADO EM FISIOTERAPIA E SUAS POSSIBILIDADES

Com habilitação em Bacharelado, o curso oferece uma formação generalista, a partir da qual os profissionais podem atuar em vários campos, como saúde coletiva, fisioterapia clínica e outros. A Graduação em Fisioterapia visa formar um profissional para atuar na promoção, prevenção e manutenção da saúde do ser humano e na reabilitação cinético-funcional individual e coletiva utilizando métodos e técnicas fisioterapêuticas.

Além das ações de prevenção e proteção dos pacientes, o Fisioterapeuta estará, muitas vezes, envolvido em ações de reabilitação. Estas requerem do profissional paciência e perseverança, pois nem sempre os resultados serão rápidos. Por isso, é preciso saber lidar com a ansiedade e as expectativas de seus pacientes. Entender o sofrimento, as dificuldades humanas e ter uma boa comunicação com o paciente e sua família são características essenciais para o graduando do Bacharelado em Fisioterapia.

O futuro Fisioterapeuta desenvolverá o conhecimento técnico e a sensibilidade para identificar os distúrbios do movimento de seu paciente, indicando o tratamento adequado e acompanhando seu progresso. Ao final do curso, o aluno se qualifica para diagnosticar e executar o tratamento fisioterapêutico adequado aos problemas causados por má-formação, acidentes ou vícios de postura, entre outros diversos.

O PROFISSIONAL FISIOTERAPEUTA

Ao cursar Bacharelado em Fisioterapia o profissional torna-se capacitado para atuar em hospitais, consultórios, academias, clínicas de estética, clubes esportivos, centros aquáticos, creches, casas de longa permanência, spas, consultorias, equipes de corrida automobilísticas, equipes de corrida de rua, empresas de saúde, assessoramento de produção industrial de insumos e produtos, industrialização e comercialização de produtos para a saúde ou pode optar pela carreira acadêmica e de pesquisa. O profissional formado no curso de Fisioterapia também poderá atuar como perito e assistente judicial trabalhista, gestor de órgãos públicos e privado, entre outros.

O Fisioterapeuta atua tanto na prevenção como na recuperação de lesões musculares. Para a execução de um tratamento, o profissional utiliza técnicas de massagens, exercícios físicos, exercícios na água e tratamentos à base de frio e calor. Com estas técnicas aprendidas nas práticas em laboratório, o futuro bacharel auxiliará crianças, jovens, adultos e idosos na recuperação de sua saúde em diferentes casos (doenças crônicas, traumas, lesões, etc).

O mercado de trabalho para profissionais graduados em Fisioterapia é amplo devido as diferentes áreas em que este pode atuar. Existe bastante concorrência, principalmente nos grandes centros urbanos. Por isso é interessante que o fisioterapeuta busque fazer alguma especialização para destacar-se no mercado.

As oportunidades de trabalho para o profissional formado em Fisioterapia podem estar também nas cidades de pequeno e médio porte, que ainda não contam com um número significativo de profissionais atuantes. Nos grandes centros urbanos, os recém-formados podem encontrar alguma dificuldade em conseguir trabalho nas áreas tradicionais, no entanto, existem outras especialidades promissoras, como a Oncologia, Esportiva, Saúde da Família e do Trabalhador e a Reabilitação Cardiovascular. Uma área nova em crescimento é a Gameterapia, que utiliza jogos eletrônicos para a reabilitação de pacientes.

Confira mais sobre o curso de Bacharelado em Fisioterapia EAD UNIASSELVI IERGS com a professora-tutora Cíntia Martins.

 

VALIDADE DO DIPLOMA DE UMA GRADUAÇÃO EAD

O diploma do Bacharelado em Fisioterapia EAD tem a mesma validade do diploma de um curso presencial e possui a mesma comprovação de título, portanto, não há necessidade de ter receio quanto à aprovação do mercado de trabalho.

Os cursos EAD têm a mesma grade curricular e a avaliação feita pelo MEC possui os mesmos critérios e exigências aplicados nos cursos presenciais. O Bacharelado em Fisioterapia EAD da UNIASSELVI IERGS conta com encontros presenciais duas vezes na semana e professor-tutor em sala. 

O Bacharelado em Fisioterapia EAD é indicado para aqueles que desejam maior flexibilidade e autonomia durante seus estudos. Nesta modalidade de curso, o aluno terá acesso aos materiais e também a uma plataforma virtual de aprendizagem.

COISAS QUE TODO FUTURO ESTUDANTE DE FISIOTERAPIA DEVE SABER:

1. Profissão regulamentada: A profissão de Fisioterapeuta é regulamentada no país desde 1969. Para exercê-la, o profissional deve possuir um diploma de Bacharelado em Fisioterapia que seja reconhecido pelo MEC e obter um registro no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO).

2. Características importantes: Possuir sensibilidade para lidar com os diversos tipos de pacientes com seus problemas de saúde e perseverança para ajudar os mesmos a alcançarem os resultados são características de um bom profissional da área de Fisioterapia.

3. Áreas tradicionais: As áreas de atuação mais tradicionais e conhecidas são: Fisioterapia Respiratória, Ortopédica e Neurológica.

4. Diagnóstico fisioterapêutico: Antes de definir como serão realizadas as sessões de Fisioterapia, o profissional deve realizar um diagnóstico fisioterapêutico. Para isso, realiza exames e laudos médicos, além de observar os movimentos do paciente e identificar os possíveis pontos de dor.

5. Plano de carreira no Exército Brasileiro: Desde 2015, o Exército Brasileiro incluiu as profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional no plano de carreira via concurso público. Se você deseja seguir neste ramo, atente-se aos editais.

CONFIRA EM QUAL POLO UNIASSELVI IERGS VOCÊ PODE ENCONTRAR O BACHARELADO EM FISIOTERAPIA EAD

O Bacharelado em Fisioterapia EAD é ofertado somente no polo UNIASSELVI IERGS Porto Alegre Centro. Neste polo há laboratórios específicos para realização de oficinas e práticas. Com as atividades realizadas em laboratório o aluno assimila conteúdos e traduz a teoria em prática, tornando maior a qualidade do ensino.

Comentários

Deixe seu Comentário

Voltar