Acesso do Aluno
Pós EAD Graduação
INFORMAÇÕES
(51) 3079.8400
(51) 99413.1208

Notícias

Bacharelado em Nutrição EAD - Conheça tudo sobre este Curso de Graduação

Bacharelado em Nutrição EAD - Conheça tudo sobre este Curso de Graduação
04/09/2019

O Bacharelado em Nutrição EAD pertence à área de Ciências da Saúde, dura em média quatro anos e possui uma formação multidisciplinar composta por matérias como Anatomia, Fisiologia e Bioquímica, além de disciplinas específicas ligadas à Nutrição, como Dietética, Avaliação Nutricional e Composição de Alimentos, entre outras. As disciplinas de Patologia, Parasitologia, Dietoterapia e Microbiologia complementam a formação profissional do graduando.

Ao longo do curso, o aluno aprende técnicas de preparo e conservação de alimentos e investiga as transformações que os mesmos sofrem, para garantir a qualidade dos alimentos que serão consumidos. O nutricionista seleciona fornecedores, controla as matérias-primas que serão utilizadas e supervisiona a preparação dos alimentos, sempre atentando para a higiene nos processos de estocagem e cozimento e para o estado de conservação dos ingredientes.

O BACHARELADO EM NUTRIÇÃO E SUAS POSSIBILIDADES

O curso de Bacharelado em Nutrição tem como objetivo principal formar um nutricionista para atuar nas áreas do conhecimento em que a alimentação e nutrição se apresentam fundamentais para a promoção, manutenção, recuperação da saúde e para a prevenção e tratamento de doenças de indivíduos ou grupos populacionais de forma ética, humanista e crítica.

Ao cursar Nutrição, o profissional torna-se capacitado para atuar com alimentação coletiva, nutrição clínica, saúde coletiva, indústria de alimentos, nutrição em esportes ou no marketing nutricional. Dentre as atividades que podem ser desempenhadas pelo profissional de nutrição podemos apontar aquelas que são realizadas nas unidades de alimentação e nutrição, como restaurantes, hotéis, hospitais, clínicas, políticas e programas institucionais, academias, clubes esportivos, entre outros. Além disso, o profissional pode atuar na docência, com atividades de ensino, extensão, pesquisa e coordenação relacionadas à alimentação e à nutrição.

O PROFISSIONAL NUTRICIONISTA

O campo de atuação do profissional graduado em um Bacharelado em Nutrição é vasto, sendo o maior empregador, o segmento da alimentação coletiva. Entre estes estão os restaurantes e empresas, que necessitam deste profissional para desenvolver cardápios, preparações saudáveis e para controlar a qualidade do alimento servido em seus refeitórios. Na indústria alimentícia, o nutricionista atua no desenvolvimento de novos produtos e no controle de qualidade dos mesmos.

O futuro nutricionista tem a possibilidade de atuar em clínicas multidisciplinares, no atendimento não só de pacientes que buscam perder peso, mas aqueles que possuem restrições ou alergias alimentares e irá prestar assistência dietética e promover educação nutricional aos indivíduos, sadios ou enfermos, visando sempre a promoção, manutenção e recuperação da saúde.

O Bacharelado em Nutrição encontra espaço também em secretarias de saúde que instituem programas de saúde pública, em clubes ou academias de ginástica que oferecem o serviço de nutrição esportiva e em hospitais. Aqueles que desejam atuar no ambiente hospitalar ficam responsáveis por todo processo de produção de refeições, banco de leite humano, entre outros. O nutricionista decidirá a melhor dieta para cada paciente, mediante o quadro clínico individual, mantendo níveis ideais de nutrição.

No segmento esportivo, o Bacharel em Nutrição amplia suas possibilidades de atuação, visto que ele pode atender atletas de alto nível e nas variadas modalidades esportivas, como futebol, vôlei, ginástica, atletismo, entre outras. O nutricionista planejará cardápios nutritivos que aumentem o rendimento dos atletas e atendam as necessidades nutricionais individuais.

Quem opta pela docência pode atuar em Instituições que ofereçam cursos técnicos ou de graduação, bem como em especializações. Além disso, pode atuar dentro de universidades, desenvolvendo pesquisas científicas. Para quem deseja seguir nesta área, a dica é obter titulações, como Mestrado e Doutorado em Nutrição.

Confira mais sobre o curso de Bacharelado em Nutrição EAD UNIASSELVI IERGS com a professora-tutora Michele Borba.

 

VALIDADE DO DIPLOMA DE UMA GRADUAÇÃO EAD

O diploma do Bacharelado em Nutrição EAD tem a mesma validade do diploma de um curso presencial e possui a mesma comprovação de título, portanto, não há necessidade de ter receio quanto a aprovação do mercado de trabalho.

Os cursos EAD têm a mesma grade curricular e a avaliação feita pelo MEC possui os mesmos critérios e exigências aplicados nos cursos presenciais. O Bacharelado em Nutrição EAD da UNIASSELVI IERGS conta com encontros duas vezes na semana e professor-tutor em sala. 

O Bacharelado em Nutrição EAD é indicado para aqueles que desejam maior flexibilidade e autonomia durante seus estudos. Nesta modalidade de curso, o aluno terá acesso aos materiais e também a uma plataforma virtual de aprendizagem.

COISAS QUE TODO FUTURO ESTUDANTE DE NUTRIÇÃO DEVE SABER:

1. O graduando em nutrição, depois de formado, poderá prescrever dietas e suplementos nutricionais para pessoas sadias ou com problemas de saúde.

2. O nutricionista tem a possibilidade de desenvolver novos produtos e avaliar os mesmos para que possam ser utilizados na alimentação humana.

3. Para exercer a profissão de nutricionista é obrigatório possuir o diploma de Bacharel em Nutrição obtido através de uma Instituição reconhecida pelo MEC e possuir o registro profissional no Conselho Regional de Nutricionistas (CRN) do local onde atuará. O registro é responsável por possibilitar a fiscalização da atuação.

4. As Organizações Não Governamentais (ONGs) procuram por profissionais da área de Nutrição para atuar em programas de combate à desnutrição.

5. O Bacharel em Nutrição tem a possibilidade de abrir seu próprio consultório para realizar atendimentos como o acompanhamento individual ou em grupo de pessoas que precisam melhorar sua relação com a comida ou recuperar a saúde.

6. A Gastronomia e a Nutrição caminham juntas, no sentido de obter os melhores resultados tendo em vista uma alimentação saudável e equilibrada, por este motivo, alguns profissionais buscam as duas formações, que se complementam.

7. O profissional de Nutrição pode participar de projetos e elaboração de materiais educativos ou técnico-científicos sobre produtos.

CONFIRA EM QUAL POLO UNIASSELVI IERGS VOCÊ PODE ENCONTRAR O BACHARELADO EM NUTRIÇÃO EAD

A UNIASSELVI IERGS possui polos em diversas cidades do Rio Grande do Sul. Confira abaixo as cidades onde o Bacharelado em Nutrição EAD é ofertado.

Porto Alegre (Centro, Protásio, Zona Norte e Zona Sul), Alvorada, Cachoeirinha, Campo Bom, Canoas, Charqueadas, Eldorado do Sul, Estância Velha, Esteio, Gravataí, Igrejinha, Montenegro, Novo Hamburgo, Parobé, Portão, São Leopoldo, Sapiranga, Sapucaia do Sul, Taquara e Viamão.

Comentários

Deixe seu Comentário

Voltar