Blog e notícias

CONECTE-SE

Bacharelado em Jornalismo Digital EAD – Saiba tudo sobre este curso de graduação

A graduação em Jornalismo Digital é um Bacharelado, que possui duração de quatro anos e habilita o graduando a atuar na área da comunicação social, porém, com ênfase em meios digitais. O principal objetivo deste curso é estudar conceitos e práticas sobre a comunicação inserida no cenário digital, por meio da gestão de conteúdos digitais, produção multimídia, utilização de mídias sociais e gestão estratégica de projetos, fotojornalismo, entre outros conteúdos. 

Graduação em Jornalismo Digital EAD
Graduação em Jornalismo Digital EAD

O Bacharelado em Jornalismo Digital e suas possibilidades

O bacharelado em Jornalismo Digital EAD capacita os profissionais a trabalharem no ramo jornalístico e dominarem as técnicas de produção jornalística e da Língua Portuguesa para que tenham as condições necessárias para inserir-se no campo de atuação da comunicação digital. 

O profissional bacharel em Jornalismo Digital torna-se capacitado para atuar nos clássicos, como jornais, rádios e TVs, e também na produção de informação específica para o meio digital. Também poderá atuar na área da comunicação digital, comunicação institucional, assessoria de imprensa e gestão de pessoas e projetos. Em resumo, é possível atuar na área de comunicação social, em diversas modalidades da mesma.

Entre os diferenciais do curso está a flexibilidade oferecida pela modalidade EAD, onde o aluno conta com estudos on-line e encontros virtuais uma vez por semana. Além disso, o curso possui tutores preparados para auxiliar o aluno durante sua jornada acadêmica.

O profissional bacharel em Jornalismo Digital
O profissional bacharel em Jornalismo Digital

O jornalista digital

O mercado de trabalho vive hoje uma transformação digital, onde blogs, portais, redes sociais e TV digital estão em alta, em função da ascensão dessas tecnologias e da evolução dos meios de comunicação. Esse cenário traz uma conexão com um público que vive cotidianamente com essas mídias e, estas novas maneiras de criar conteúdos em diferentes plataformas abrem o campo de atuação para este profissional, o jornalista digital.

O jornalista digital pode atuar em diversas áreas da comunicação, como em jornal impresso, webjornalismo, emissoras de rádio e TV, assessorias de comunicação em empresas privadas e governamentais. A principal atividade deste profissional é a divulgação de informações e suas dinâmicas como coletar, redigir, editar e publicar notícias. Interatividade, conhecimento tecnológico, rapidez e imediatismo são algumas das palavras que podem definir a prática do Jornalismo Digital.

O profissional que atua nesta vertente do Jornalismo tradicional utiliza os sites, redes sociais e mídias on-line para compartilhar com o seu público as notícias e matérias mais relevantes. Também atua com infográficos, podcasts, reportagens multimídia e todo tipo de conteúdo capaz de ser vendido para as diferentes plataformas de veiculação digital. Não é difícil encontrarmos páginas e perfis de jornais e revistas de pequeno, médio e grande porte, no Facebook ou mesmo no Twitter.

Se antigamente o jornalista focava seu trabalho em meios físicos ou mesmo em telejornalismos, hoje, os profissionais buscam pautas de acordo com o interesse do público, medidas por meio de ferramentas digitais específicas e redes sociais. 

Confira mais sobre o Bacharelado em Jornalismo Digital EAD UNIASSELVI IERGS com o professor-tutor Juliano Vieira.

Jornalismo Digital com Tutor Juliano

Coisas que todo futuro estudante de Jornalismo Digital deve saber

Para quem deseja trabalhar nesta área: dominar tecnologias é um diferencial importante para quem atuar na área. Também é bastante comum ver profissionais que desempenham múltiplas tarefas, como repórteres que fazem a filmagem, tiram fotografias, editam o material, escrevem e publicam a notícia, por exemplo. Um campo de grande atuação dos jornalistas digitais são as redes sociais, estas que estão ganhando mais espaço e ocupando o lugar dos meios tradicionais de informação. Logo, é necessário saber trabalhar com as principais plataformas (Facebook, Twitter, TikTok, Instagram, etc.) e conhecer aplicativos que auxiliam no monitoramento e alcance da informação (publicadores, medidores de audiência, estatísticas, etc.).

  • Atuação: um profissional formado no curso de Jornalismo Digital é responsável por buscar, investigar, redigir e transmitir notícias, através dos meios digitais. Ele participa ativamente de todos os processos de produção de conteúdos como, por exemplo: investigação, apuração, organização, edição e a redação. Contudo, pode assumir diferentes cargos nesta área, tais como repórter, redator, assessor de imprensa, repórter investigativo, editor ou mesmo chefe de reportagem. 
  • Qualificação para atuar: em processo de seleção, o fator determinante para a escolha do candidato a jornalista digital será seu conhecimento para lidar com o cenário tecnológico e especialmente na bagagem intelectual conquistada ao longo do seu curso. A faculdade oportuniza o aprendizado não somente de boa escrita, mas de técnicas para uso de softwares de edição de imagens e textos, fazendo com que o repertório de aprendizado seja mais amplo.
  • Qualidades importantes: O jornalista deve ter sempre uma postura ética, senso de responsabilidade e compromisso com a verdade. Ele deve apurar os fatos com precisão, buscar fontes confiáveis para transmitir informações corretas ao público!
  • Estágios: ter estagiado é um dos fatores que mais agregam ao currículo de um graduando! Os futuros jornalistas digitais possuem dois estágios curriculares supervisionados, os quais favorecem a prática do que foi aprendido. Além disso, o graduando pode estagiar adquirir mais conhecimento ainda realizando um estágio remunerado.
  • Remuneração: a remuneração de um jornalista digital pode variar de acordo com sua experiência, suas skills (habilidades) e o local onde atuará. Por ser um profissional requisitado pelo mercado de trabalho, a tendência é que este possua uma melhor remuneração. Ser pós-graduado é outro fator que permite crescimento profissional na área, portanto, ao concluir sua graduação, você pode especializar-se em algum tema ou atividade específica.

Validade do diploma de uma graduação EAD

O diploma do Bacharelado em Jornalismo Digital EAD tem a mesma validade do diploma de um curso presencial e possui a mesma comprovação de título, portanto, não há necessidade de ter receio quanto à aprovação do mercado de trabalho. 

Os cursos de graduação EAD têm a grade curricular muito similar à de uma presencial e a avaliação feita pelo MEC possui os mesmos critérios e exigências aplicados em instituições que ofertam cursos presenciais.

O Bacharelado em Jornalismo Digital EAD da UNIASSELVI IERGS conta com encontro virtual uma vez na semana e professor-tutor de sua região, que entende você e sua realidade. Além disso, o acadêmico conta com plataformas on-line para auxiliar o seu aprendizado, pode solicitar atendimento, tem a possibilidade de concluir uma nova disciplina a cada quatro semanas e recebe gratuitamente todo o material didático, impresso e digital. 

Confira em qual polo UNIASSELVI IERGS você pode encontrar o Bacharelado em Jornalismo Digital EAD e os nossos contatos

A UNIASSELVI IERGS possui polos em diversas cidades do Rio Grande do Sul. Confira abaixo as cidades onde o Bacharelado em Jornalismo Digital é ofertado:

Porto Alegre (Centro, Protásio, Zona Norte e Zona Sul), Alvorada, Cachoeirinha, Campo Bom, Canoas (Niterói e Centro), Charqueadas, Eldorado do Sul, Estância Velha, Esteio, Gravataí, Igrejinha, Montenegro, Novo Hamburgo, Parobé, Portão, São Leopoldo, Sapiranga, Sapucaia do Sul, Taquara, Triunfo e Viamão (Santa Isabel e Centro).

Entre em contato conosco para saber mais! Converse conosco pelo telefone (51) 3079.8400, WhatsApp (51) 99413.1208 ou e-mail faculdade@iergs.com.br.