Blog e notícias

CONECTE-SE

Ex-aluno UNIASSELVI IERGS Charqueadas é o mais jovem doutor em Linguística Aplicada

Marlon Machado Oliveira Rio, ex-aluno UNIASSELVI IERGS e professor em Charqueadas (RS), possui apenas 26 anos e já conquistou seu título acadêmico de doutor pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), entrando para o RankBrasil pelo recorde de mais jovem doutor em Linguística Aplicada do Brasil.

A tese
Na tese de doutorado realizada, Marlon atuou com o desenvolvimento oral de alunos na disciplina de língua inglesa em uma escola pública de Charqueadas (RS) e utilizou tecnologias digitais para colaborar com o desenvolvimento oral dos estudantes, por um viés sociocultural.

Através do projeto denominado “My city – my world (Minha cidade – meu mundo)”, desenvolvido pelo jovem doutor em um escola de sua cidade, “[…] foi possível trabalhar com temas relacionados à realidade dos alunos, para que eles tanto percebessem quanto conseguissem se desenvolver oralmente em língua inglesa.” De acordo com Marlon, esse projeto teria a possibilidade de sanar as lacunas e dificuldades dentro do ensino de inglês na escola pública, uma vez que o desenvolvimento oral é um grande desafio para professores e alunos e “as tecnologias digitais usadas (websites, aplicativos, plataformas digitais, celulares, entre outros) foram importantes. No entanto, a autonomia, a colaboração, o respeito e a ajuda mútua entre todos os participantes foram os aspectos que realmente contribuíram para o sucesso do projeto.”

Vygotsky como base teórica
O projeto realizado pelo gaúcho teve como ponto principal o entendimento sobre a aprendizagem e a teoria sociocultural com base no psicólogo russo Lev Semyonovich Vygotsky. Segundo o doutor, “o entendimento vygotskyano é, então, acoplado às práticas de ensino e aprendizagem de língua inglesa.”

A experiência de My city – my world
Para todos os participantes do projeto desenvolvido pelo doutor, foi uma experiência incrivelmente única e, apesar das dificuldades encontradas, a colaboração entre os alunos e professores foi importante para que ocorresse o desenvolvimento oral da língua inglesa. Marlon acrescenta que “o projeto também serviu como uma maneira de alavancar pontes mais firmes e não elevados muros entre a realidade escolar e os estudos desenvolvidos dentro do contexto acadêmico.”

Marlon e seus diplomas conquistados na UNIASSELVI IERGS.
Foto: Arquivo pessoal

As influências positivas da UNIASSELVI IERGS no seu desenvolvimento acadêmico
Mesmo que sua tese de doutorado tenha sido realizada em outra instituição, Marlon acredita que os conhecimentos adquiridos nos cursos realizados na UNIASSELVI IERGS foram essenciais para aprimorar uma pesquisa mais crítica da realidade do ensino de idiomas e agradece “[…] a UNIASSELVI IERGS por todo o suporte e conhecimento rico advindo de diferentes cursos nesta formação e trajetória como profissional. Ainda possuo lacunas a serem preenchidas e creio que a formação continuada deve fazer parte da vida de qualquer profissional que deseja estar à frente ou em sintonia com as diferentes micro e macro mudanças que ocorrem simultaneamente na sociedade.”

Educação e seu potencial transformador
Marlon comenta que a pesquisa de doutorado foi prazerosa e pode “[…] trazer uma possível solução para uma realidade escolar pública, da qual fiz parte durante toda minha infância e adolescência, é como poder trazer uma possível resolução de problemas que gostaria de terem sido consideravelmente sanados no passado. A educação tem algo único em si, que é esse grande poder de potencializar a transformação de pessoas, as quais provavelmente deixarão suas marcas em suas diferentes localidades socioculturais no futuro.”

Sobre fazer parte do RankBrasil
De acordo com o professor, entrar para o RankBrasil não significou apenas a conquista de um recorde, mas uma forma de compartilhar as dificuldades enfrentadas na sua formação em diferentes contextos educacionais, uma vez que veio de uma família humilde. Ressalta ainda que “com este recorde, o RankBrasil apresenta uma vitória da educação e de múltiplos esforços tomados por alguém que talvez não teve um começo tão favorável, mas com a graça de Deus superou os diversos obstáculos para ser um pouco mais relevante na vida de muitas pessoas na sociedade.”

Trajetória de sucesso
Marlon Machado Oliveira Rio é professor de inglês em uma escola privada em Porto Alegre (RS), leciona alemão, espanhol, italiano, francês, inglês e português no seu empreendimento educacional MR Languages e trabalha como tradutor de documentos, conferências e diferentes eventos. É mestre em Letras (Linguística), laureado em licenciatura plena em Letras-Inglês, licenciado em Letras-Português e especialista em Educação e Contemporaneidade. Também é especialista em Teologia e possui MBA em Coaching.

Atualmente é estudante de Teologia e dos cursos de especialização em Marketing Digital em Metodologias para o Ensino Superior e em Metodologias para a Educação a Distância (EaD).

É autor de livros, artigos e capítulos de livros, com pesquisas realizadas nas áreas de ensino e aprendizagens de idiomas e escreve na área da teologia, dentro de suas interfaces com as áreas de tecnologias digitais, filosofia da religião, teologia prática e docência do ensino religioso.

Foi participante e professor de um curso de língua inglesa com bolsa de estudos no programa de intercâmbio internacional na China (TOP CHINA – Santander) na Universidade de Jiao Tong em Xangai.

Fontes: Entrevista realizada com Marlon em 02/10/2020, RankBrasil e Portal de Notícias