Blog e notícias

CONECTE-SE

Regulamento de Formatura UNIASSELVI IERGS

ORIENTAÇÕES PARA A FORMATURA DE ALUNOS DE CURSOS EAD

I – FORMATURA
A Formatura Acadêmica é um composto de três cerimônias:
a) Cerimônia Religiosa:
É de livre escolha dos formandos, será realizada no dia anterior ou no período matutino do dia da Formatura, em forma de Missa, Culto ou Culto Ecumênico, em locais previamente determinados.
b) Colação de Grau:
É uma das mais importantes e tradicionais cerimônias acadêmicas. É ato oficial obrigatório realizado, via de regra, em sessão solene e pública de outorga de grau aos alunos que concluíram o curso superior de graduação em Bacharelado, Licenciatura ou Tecnólogo.
c) Festejos Comemorativos:
São atos de confraternização dos Formandos e Convidados, em forma de jantares, bailes ou congêneres.


II – CONVITE
É o instrumento utilizado pelo formando, para informar aos familiares, amigos e convidados as Cerimônias de sua formatura. A confecção e impressão dos convites ficam a critério dos formandos. Não há necessidade de encaminhar o convite para aprovação da UNIASSELVI.
Nele deverão constar:
a) Capa:
O nome do curso, a logomarca da UNIASSELVI, a logomarca da Instituição Parceira e o semestre de conclusão do curso. (A referência da turma e o semestre de conclusão).
b) Folhas Internas:
· Uma foto da turma com sua identificação. Exemplo: PED-7821.
· A relação de nomes dos Formandos em ordem alfabética.
· A Identificação das solenidades, ou seja, Endereços da Cerimônia Religiosa, da Colação de Grau e da Comemoração da Formatura.
· As Homenagens Administrativas: Reitor, Superintendente de Ensino, Diretor Operacional do Núcleo de Ensino a Distância, Coordenador do Curso, Professor-Tutor Externo.
· O nome dos Professores-Autores das disciplinas do curso.
· As Homenagens Especiais: Patrono, Paraninfo, Nome de Turma e Amigo de Turma.
· Os representantes da(s) turma(s): Orador, Requerimentista e Juramentista e Cerimonialista.
· A Mensagem Inicial (na contra capa) e Mensagem Final.
· Os Agradecimentos: a Deus, aos Pais, aos Amigos, aos Mestres, aos Funcionários, aos Cônjuges e aos Ausentes.
· Observação: Os nomes das autoridades acadêmicas e dos professores serão disponibilizados pelo setor de formatura do NEAD.

III – HOMENAGEADOS
a) Patrono:
Personalidade destacada em âmbito do corpo Profissional da área do Formando, trata-se de uma pessoa de notório saber, reconhecido pela competência de sua atuação na Comunidade Acadêmica ou fora dela.
b) Paraninfo:
Personalidade que soube manter prestigia junto à turma, através de seus ensinamentos e atuação como Mestres. Deverá ser convidado para proferir mensagem formal, através de Discurso na solenidade de Colação de Grau. Um representante por formatura.
c) Nome de Turma e Amigo de Turma:
São homenageados que no cotidiano das relações acadêmicas e administrativas, tiveram mais proximidade e afinidade com a turma de formandos, e por isso mereceram o reconhecimento e gratidão da mesma. Cada turma poderá homenagear um professor ou uma pessoa da Comunidade. Um representante por formatura.


IV – REPRESENTANTES
a) Orador:
Formando escolhido pela turma que fará o discurso em nome dos formandos.
b) Requerimentista:
Requer o respectivo grau ao presidente da mesa diretora, em nome de todos os formandos.
c) Juramentista:
Pronuncia o juramento solene, acompanhado pelos colegas formandos.
d) Cerimonialista:
É o condutor da cerimônia de colação de grau, por isso responsável pelo andamento protocolar da cerimônia. O professor-Tutor externo pode fazer o cerimonial da sessão.

V – REQUERIMENTO DE COLAÇÃO DE GRAU
Este é o texto que o requerente da turma deverá ler na solenidade de Colação de Grau. Apenas um requerente representará a turma de formandos.
“Ilustríssimo Senhor Professor (a) (enunciar o nome), presidente desta sessão por delegação do Reitor do Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI, Prof. Herminio Kloch.
Em nome dos licenciandos (e/ou tecnólogos de nível superior) da Turma do curso de
(nominar o curso), do 1º (ou do 2°) semestre de (o ano de colação de grau), REQUEREMOS a Vossa Senhoria o grau de LICENCIADO (A) (e/ou TECNÓLOGO (A) DE NÍVEL SUPERIOR) em (nominar o curso)”.

Nestes Termos, Pedimos Deferimento.

VI – JURAMENTO
Este é o Juramento que será feito no ato da colação de Grau pela turma de formandos a comando do juramentista. Apenas um juramentista representará a turma de formandos.
Esse juramento é padrão e deverá ser proferido por todas as turmas que se formam na instituição, independente do curso, não sendo permitido que cada turma profira um juramento específico para cada curso.
“PROMETO / praticar e dignificar minha profissão, / com ética e responsabilidade, / consciente de minhas obrigações legais, / tornando-a / instrumento de construção da ciência, / do desenvolvimento das instituições/ e da cidadania”.


VII – ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS PARA OS FORMANDOS
Não poderá participar do Ato de Colação de Grau, nem mesmo simbolicamente, o aluno que não estiver com sua vida acadêmica regularizada, ou seja, que esteja em dependência(s), devendo carga horária das Atividades Complementares, Estágio Supervisionado e/ou Projeto Interdisciplinar, documentação acadêmica.
Os acadêmicos deverão estar, no mínimo 30 dias antes, da data agendada para colação de grau, com a situação já regularizada: médias aprovadas e atividades complementares lançadas, com base na carga horária exigida em cada curso, estar regular no ENADE, toda documentação obrigatória “deferida” elegível no sistema (RG frente e verso, CPF, diploma e histórico do ensino médio ou do ensino superior, dependendo do curso que está se formando e certidão de casamento em caso de alteração de nome), caso contrário não virará formando.
Esse prazo se faz necessário devido ao processo de emissão e envio dos documentos aos polos de apoio presencial.
Solicitações de inclusão na formatura de acadêmicos que não pertencem as turmas formandas do semestre, também deverão ser feitas com no mínimo 30 dias de antecedência.
Não será mais aceito carteira de habilitação CNH, no lugar do RG.
Documentos de identidade profissional só serão aceitas se conterem todas as informações do RG, como naturalidade, etc., pois essas informações são necessárias para registro dos diplomas.
Os acadêmicos que não estiverem com sua grade curricular integralizada não poderão ser chamados como formandos e nem se sentarem junto aos mesmos durante a cerimônia de colação de grau.
A cerimônia de colação de grau é de responsabilidade da instituição de ensino, dessa forma só poderá participar da mesma os acadêmicos que estiverem com suas obrigações acadêmicas cumpridas, portanto mesmo o acadêmico que assinou contrato com a empresa e pagou pelo evento, se não estiver apto para colar grau não poderá participar dessa cerimônia junto aos formandos, nem mesmo de “forma simbólica”, somente das festividades posteriores que não competem ao ato de colação de grau, como a festa, baile, etc.


VIII – ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS PARA A COMISSÃO DE FORMATURA
A turma concluinte deverá instituir uma Comissão Local para contato com o Setor de Formaturas do NEAD da UNIASSELVI através da abertura de protocolo de atendimento no AVA e preencher o requerimento de homologação da data da colação de grau para encaminhar por protocolo. O horário estabelecido para a colação de grau será sempre às 19h. A data de colação de grau não poderá ser inferior a 60 (sessenta) dias após o último encontro de aula, para facilitar a finalização dos processos de registros e emissão do diploma.
A UNIASSELVI, por sua vez, informará as normas do cerimonial do Ato de Colação de Grau que ficará publicado no site da Instituição.
Agendamentos de auditório ou teatro, locação ou montagem da estrutura, decoração, som, limpeza, segurança confecção de convites pra a cerimônia de colação e o que for necessário para a realização do evento são de responsabilidade da comissão de formatura.


IX – COLAÇÃO DE GRAU EM SESSÃO ESPECIAL
O formando que não puder participar da Sessão Solene da Colação de Grau na data prevista, poderá requerer a colação de grau especial. Para isso, oformando deverá entrar em contato com o setor de formaturas e solicitar o agendamento da colação em gabinete.
A Colação de Grau Especial será efetuada no mesmo dia da Colação de grau Solene algumas horas antes da mesma ou em uma data posterior estipulada pelainstituição.
A Sessão Especial não é realizada para antecipar a colação de grau.
O formando que requerer a Colação de Grau em Sessão Especial não poderá participar da Cerimônia Solene de Colação de Grau com a turma.
O procedimento para agendamentos de colação de grau em gabinete foi alterado e a partir de agora as solicitações de colação de grau em gabinete deverãoser realizadas via requerimento e não por protocolo.
Segue o passo à passo para o acadêmico solicitar:
Atendimento > Solicitar atendimento > Orientação acadêmica > Formatura > Colação de grau em gabinete > Selecione o parceiro > Selecione o tipo de colação desejada > Clique em efetivar.
Para o polo solicitar é o seguinte passo à passo:
NEAD> Solicitação de Requerimento> Solicitação de Requerimento Acadêmico> Informar a Matricula> Selecione o tipo de requerimento sendo outros requerimentos> Avançar> Avançar novamente> Selecione Colação de Grau em Gabinete> Informe o Polo> Selecione o tipo de Colação desejada> Clique em Efetivar.


X – RETIRADA DO DIPLOMA
A retirada do diploma deverá ser feita após o ato da formatura oficial ou especial. A instituição não encaminha o documento pelo correio. O formando deverá assinar um protocolo de recebimento do diploma (pode retirar via procuração, nos casos previstos em lei, desde que esta seja com firma reconhecida).
2ª via do Diploma
Em caso de perda ou roubo precisamos de um boletim de ocorrência.
Se seu diploma foi plastificado, rasurado, precisamos que encaminhe o original para a matriz em Indaial situada na BR 470 KM 71, 1040 – Bairro: Benedito 89130-000 – INDAIAL/SC.
Se houve alteração de nome, sem atualização documental (RG frente e verso) para comprovar no prazo de 30 dias de antecedência da data de colação degrau, precisamos que os documentos sejam atualizados e que seja encaminhada a primeira via para a matriz em Indaial situada na BR 470 KM 71, 1040 -Bairro: Benedito 89130-000 – INDAIAL/SC.
Nas situações acima mencionadas é cobrado uma taxa no valor de R$ 420,00.
Ficam isentos de pagamento em causas naturais (enchente, queimadas, etc), mediante a apresentação de um comprovante da defesa civil ou prefeitura.
Para solicitar a segunda via do diploma deverá ser aberto um requerimento de segunda via no AVA.
Antecipação de Colação de Grau para retirada do diploma:
A antecipação de colação de grau é avaliada em caso de aprovação em Concurso Público/Processo Seletivo. Para a análise precisamos do edital, classificação e convocação.
Critérios para deferimento do pedido:
Constar no edital a exigência do diploma e a data de apresentação do mesmo.
O acadêmico precisa estar classificado e convocado para apresentação de documentos.
Ter concluído o curso de graduação (grade curricular completa).
O pedido deve ser realizado com no mínimo 30 dias de antecedência, mesmo assim será analisado a data de entrega exigida na convocação, para verificarmos se teremos tempo hábil para emissão, registro e envio do diploma ao polo.
Analisamos o pedido também para fins empregatícios, contratações, mediante declaração assinada pela empresa onde conste a necessidade do diploma antes da data prevista, não é aceito para progressão salarial.
Critérios para deferimento do pedido:
Constar no edital a exigência do diploma. O acadêmico precisar estar classificado e/ou convocado para apresentação de documentos. Ter concluído o curso de graduação (grade curricular completa). O pedido deve ser realizado com no mínimo 30 dias de antecedência.
Para solicitar a antecipação de colação de grau o acadêmico deverá abrir um requerimento de antecipação de colação de grau no ambiente AVA (Atendimento – Formatura – Colação de grau gabinete – e selecionar opção “Antecipação de Colação de Grau”) , a documentação será analisada e caso for deferida terá o custo de R$300,00 para a emissão do diploma.
Retificação de Diploma (se o erro for da Uniasselvi)
Para correção o documento original deve ser encaminhado ao polo de apoio presencial e o mesmo irá encaminhar para a Matriz em Indaial informando o erro. Assim que chegar em Indaial faremos a correção e encaminhamento ao remetente no prazo de 30 dias, contando da data de recebimento.
Reconhecimento de assinatura no diploma e/ou cópia autentificada.
Para reconhecimento de assinaturas enviar o diploma original para a matriz em Indaial situada na Rod. BR 470 KM 71, 1040 – Bairro: Benedito 89084-405-INDAIAL/SC, informando quais assinaturas devem ser reconhecidas.
Para cópia autentificada o próprio acadêmico consegue autenticar em qualquer cartório.
Solicitação de Relação de formandos:
Se o aluno solicita
: Não é fornecida para acadêmicos, pois contém os dados pessoais de todos da turma.
Se o polo solicita:
É fornecida com o prazo de 10 dias antes da data de colação de grau da turma.
Solicitação de colação de grau quando o acadêmico está inscrito no ENADE:
Acadêmicos inscritos para realizarem a prova no ENADE, deverão realizar a prova e responder o questionário online, aguardar a divulgação da lista oficial departicipantes divulgada pelo MEC, após isso poderão entrar em contato com o setor de formaturas para solicitar uma data de colação de grau.
IMPORTANTE: A não participação do acadêmico, que foi inscrito, na prova do ENADE, irá impossibilitar o mesmo de colar grau e receber seu diploma até quea situação se regularize, pois o ENADE é um componente curricular obrigatório.
IMPORTANTE: “O Diploma é expedido a partir da documentação pessoal que consta no sistema. Desta forma, é importante que o acadêmico certifique-se deque a documentação está correta e atualizada. Em caso de não atualização em até 30 dias antes da data prevista para colação de grau, para emissão de um novo Diploma, será cobrada a taxa de 2ª via.”


XI – REQUERIMENTO DA DATA DE COLAÇÃO DE GRAU
A data de colação de grau é homologada pela UNIASSELVI. As turmas de um mesmo polo poderão ser agrupadas para o ato da formatura. Não é realizada junção de turmas de polos distintos para realização de colação de grau, cada polo é responsável pelas formaturas de suas respectivas turmas.
Esta solicitação é feita por requerimento encaminhado pelo correio ou através do professor-tutor no último ano de estudos da turma. O modelo do requerimento pode ser baixado no site da Instituição.
A Coordenação de Formaturas defere, ou não, o requerimento, até 30 dias após o recebimento do documento. Nos casos em que a turma solicitar alteração de data, antes ou após o deferimento, o processo deve ser iniciado novamente. Ou seja: todos os documentos devem ser encaminhados novamente e aguardar os prazos. A data final para solicitar a data de colação de grau é na primeira quinzena do último módulo do curso. Nos casos onde a Comissão de Formatura não fez a solicitação, a UNIASSELVI informará a data, sem possibilidade de troca da mesma.
Antes de alugar o local, contratar a banda, fazer os convites, etc. a turma deve agendar a data com a UNIASSELVI através desse requerimento, pois essa data que a turma deseja fazer a colação pode ser indeferida pelo Setor de Formaturas, dessa forma, esses agendamentos devem ser feitos somente após a confirmação da data com a UNIASSELVI.
Os acadêmicos, cujas suas turmas de início já colaram grau, deverão entrar em contato para solicitar seu agendamento de colação de grau (solene ou gabinete) assim que concluírem o curso.
As solicitações de agendamento para participar da solenidade com alguma turma formanda do semestre corrente, deverão ser realizadas no mínimo 30 dias antes da data de colação de grau.


XII – ORIENTAÇÕES GERAIS
O diploma e canudo devem ser entregues pelo representante do Reitor que se faz presente na cerimônia presidindo a mesa de autoridades, ou por um membro da mesa diretiva, os mesmos não poderão ser entregues por familiares do acadêmico formando.
Os discursos não devem ter duração superior a dez minutos. A turma deverá optar pela escolha de um paraninfo ou de um patrono para discursar (apenas um por sessão).
Se fará presente na colação para presidir a sessão um representante do Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI.
A conclusão do curso certamente é a celebração do estudante de uma grande conquista. A cerimônia de Formatura é um dos mais belos momentos da jornada. Com ela se compartilha a alegria com os entes mais queridos, assim como, expressa o reconhecimento para aqueles que, de alguma forma, contribuíram para essa vitória.
A Solenidade de Colação de Grau é um momento de magnitude da Instituição de Ensino, quando dirigentes, professores, funcionários, pais e alunos externam seus sentimentos para provar que a missão de ensinar foi cumprida e o esforço valeu à pena.
Neste sentido, para que esse evento seja realizado conforme idealizado. É de fundamental importância que tenha um planejamento e siga as normas de protocolo para a Solenidade de Colação de Grau de formatura da Instituição.
No início de cada semestre de conclusão do curso acontece uma homologação da lista de formandos de cada turma. O acadêmico deverá encaminhar para a Gerência Acadêmica da UNIASSELI o requerimento, para a análise de sua situação acadêmica, através das correspondências do professor-tutor externo.
As despesas do aluguel, caso houver, serão a cargo da comissão de formatura. As despesas de filmagens, fotos, enfeites, flores, etc serão a cargo da comissão de formatura. O número de convidados deve ser controlado conforme a disponibilidade do espaço físico.
Os convites para as autoridades acadêmicas, fica a cargo da comissão de formatura.
Os integrantes da mesa utilizam trajes sociais. O presidente da sessão solene de colação de grau vestirá BECA amarela e pelerine branca disponibilizados pela UNIASSELVI.
O presidente tomará assento no centro da mesa. As demais autoridades acadêmicas poderão sentar em ordem aleatória.
A entrada dos formandos deverá ser em ordem alfabética, assim como a chamada para o ato da colação de grau, seguindo a relação de formandos enviada pela UNIASSELVI.
O local para a Cerimônia de Colação de Grau deverá ser organizado com a mesa das autoridades, local para os formandos e local para os convidados.
A execução do Hino Nacional é obrigatória. A bandeira Nacional deverá estar hasteada. O hino poderá ser cantado ou tocado. A cerimônia deverá ser pública.
Reservar locais exclusivos para autoridades (que não vão à Mesa Diretora), professores, familiares dos homenageados e funcionários técnico-administrativos da IES.
Jamais, em qualquer circunstância ou a qualquer pretexto, retirar formando da Cerimônia de Colação de Grau.
Nos casos em que o formando chegar atrasado à Cerimônia de Colação de Grau, recepcioná-lo e incluí-lo no evento com discrição.
No discurso do orador das turmas, bem como nas mensagens dos Paraninfos, não repetir a nominata de autoridades. Esta é proclamada pelo Dirigente no início da cerimônia. Como norma, reportar-se obrigatoriamente ao Dirigente da IES, anunciando-lhe nome e cargo e mencionar que as demais autoridades já foram anteriormente citadas.
Como se trata de cerimônia pública e solene, de caráter acadêmico, não são permitidas manifestações do público e dos formandos, com uso de instrumentos sonoros, faixas e cartazes e outros materiais que possam perturbar a solenidade.
A circulação no palco, durante a cerimônia, fica restrita aos funcionários incumbidos de tarefas cerimoniais ou técnicas e aos fotógrafos e cinegrafistas das empresas credenciadas e autorizadas.