Blog e notícias

CONECTE-SE

Tecnólogo em Gestão de Serviços Jurídicos, Notariais e de Registro EAD – Saiba tudo sobre este curso de graduação

O curso de Gestão de Serviços Jurídicos, Notariais e de Registro, possui duração de 2,5 anos e habilita o futuro graduado a atuar por meio de métodos, técnicas, práticas e linguagem adequada, na administração de conhecimento e de pessoas em setores jurídicos públicos ou privados. É de responsabilidade deste profissional desempenhar funções auxiliares da área jurídica e de serviços cartoriais.

Curso de gestão de serviços jurídicos, notariais e de registro EAD
Curso de gestão de serviços jurídicos, notariais e de registro EAD

Tecnólogo em Gestão de Serviços Jurídicos, Notariais e de Registro e suas possibilidades

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Serviços Jurídicos, Notariais e de Registro caracteriza-se como uma graduação na modalidade a Distância, inserido na área das Ciências Sociais Aplicadas, tendo o seu projeto pedagógico calcado nas indicações propostas pelas Diretrizes Institucionais e Pedagógicas do Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). 

O tecnólogo em Gestão de Serviços Jurídicos, Notariais e Registro poderá atuar em setores jurídicos (bancos, seguradoras, consórcios, planos de saúde, indústria e comércio, imobiliárias, contabilidades, administradoras de condomínio ou cobranças, etc.), escritórios de advocacia, cartórios judiciais e extrajudiciais, tabelionatos, assessorias em órgãos públicos (prefeituras, fóruns, delegacias, Câmara de vereadores, etc.), em áreas empresariais que tenham relacionamento com o setor público, dentre outras.

O gestor de Serviços Jurídicos, Notariais e de Registro

O futuro gestor atuará em setores de atividade jurídica, notarial e de registro, com funções voltadas à organização e gestão de equipes administrativas, bem como de fluxo de prazos administrativos e processuais. Também é possível trabalhar nas áreas jurídicas, contábeis, fiscais e de recursos humanos em empresas públicas e privadas e outras organizações que tenham áreas como essas em sua composição.

Os graduados no tecnólogo em Gestão de Serviços Jurídicos, Notariais e de Registro serão responsáveis por processos como o gerenciamento de pagamentos de custos processuais e despesas geradas com o setor e, também a execução de práticas que antecedem a preparação e organização de setores de mediação, arbitragem, conciliação e negociação.

Redigir, analisar e arquivar documentos, autenticar cópias, pesquisar jurisprudências, desenvolver pesquisas jurídicas e elaborar relatórios são algumas das atividades desempenhadas por quem faz a graduação de Gestão de Serviços Jurídicos e Notariais. Portanto, o tecnólogo basicamente exerce funções de apoio em ações que necessitam de conhecimento jurídico.

Características como saber elaborar documentos e relatórios com linguagem e terminologia apropriadas, possuir uma boa comunicação interpessoal para lidar com o atendimento ao público, adquirir conhecimento atualizado sobre legislação, entre outras, são essenciais para se destacar na profissão. Essas características citadas compõem o perfil de um excelente profissional da área!

Área de atuação para graduados no curso de tecnólogo em Gestão de Serviços Jurídicos, Notariais e de Registro
Área de atuação para graduados no curso de tecnólogo em Gestão de Serviços Jurídicos, Notariais e de Registro 

Confira mais sobre o tecnólogo em Gestão de Serviços Jurídicos, Notariais e de Registro EAD UNIASSELVI IERGS com o professor-tutor Carlos Flores.

Coisas que todo futuro estudante de Gestão de Serviços Jurídicos, Notariais e de Registro deve saber

  • Público alvo: se você pensa em iniciar a graduação em Gestão de Serviços Jurídicos e Notariais, saiba que o hábito de leitura específica da área jurídica é de extrema importância para seu sucesso, uma vez que a profissão exige o uso de linguagens da área em seu cotidiano profissional. Contudo, é necessário senso de responsabilidade social pois assim como o bacharel em direito, o tecnólogo também lidará com situações que causam grande impacto na vida de outras pessoas.
  • Qualificação para atuar: ao concluir sua graduação, o aluno recém-formado deverá ser capaz de entender a linguagem jurídica, os princípios fundamentais do Direito brasileiro e a forma como se estruturam os processos judiciais e de registro.
  • Mercado de trabalho aquecido e em crescimento: o assessoramento eficiente de atividades cartoriais e de outros serviços jurídicos têm ganhado destaque nos últimos anos, pois a agilidade e excelência na logística dos processos realizados tem sido cada vez mais requisitada em inúmeros setores. Por ser uma formação de curta duração, mas de Ensino Superior, os graduados nesta área encontram diversas oportunidades de atuação, uma vez que seus serviços são de importância para diversas áreas que estão em crescimento nos últimos anos.
  • Possibilidade de realizar concursos públicos: Após concluir o tecnólogo, o graduado estará habilitado para se matricular em cursos de pós-graduação, para dar continuidade aos seus estudos, ou mesmo se preparar para prestar concursos públicos que exijam formação em nível superior. É importante lembrar de verificar se o curso possui a carga horária que o edital exige, bem como a titulação necessária. Estando em conformidade, é só prestar concurso, torcer para ser aprovado e iniciar sua carreira como servidor público! 
  • Informação importante: embora o tecnólogo em Gestão de Serviços Jurídicos, Notariais e de Registro seja ligado à área jurídica, essa graduação não habilita o profissional para o exercício de funções privativas do Bacharel em Direito! 
Coisas que todo futuro estudante de Gestão de Serviços Jurídicos, Notariais e de Registro deve saber
Coisas que todo futuro estudante de Gestão de Serviços Jurídicos, Notariais e de Registro deve saber

Validade do diploma de uma graduação EAD

O diploma do tecnólogo em Gestão de Serviços Jurídicos, Notariais e de Registro EAD tem a mesma validade do diploma de um curso presencial e possui a mesma comprovação de título, portanto, não há necessidade de ter receio quanto à aprovação do mercado de trabalho. 

Os cursos de graduação EAD têm a grade curricular muito similar à de uma presencial e a avaliação feita pelo MEC possui os mesmos critérios e exigências aplicados em instituições que ofertam cursos presenciais.

O tecnólogo em Gestão de Serviços Jurídicos, Notariais e de Registro EAD da UNIASSELVI IERGS conta com encontro virtual uma vez na semana e professor-tutor de sua região, que entende você e sua realidade. Além disso, o acadêmico conta com plataformas on-line para auxiliar o seu aprendizado, pode solicitar atendimento, tem a possibilidade de concluir uma nova disciplina a cada 4 semanas e recebe gratuitamente todo o material didático, impresso e digital. 

Confira em qual polo UNIASSELVI IERGS você pode encontrar o tecnólogo em Gestão de Serviços Jurídicos, Notariais e de Registro EAD e os nossos contatos

A UNIASSELVI IERGS possui polos em diversas cidades do Rio Grande do Sul. Confira abaixo as cidades onde Gestão de Serviços Jurídicos, Notariais e de Registro é ofertado:

Porto Alegre (Centro, Protásio, Zona Norte e Zona Sul), Alvorada, Cachoeirinha, Campo Bom, Canoas (Niterói e Centro), Charqueadas, Eldorado do Sul, Estância Velha, Esteio, Gravataí, Igrejinha, Montenegro, Novo Hamburgo, Parobé, Portão, São Leopoldo, Sapiranga, Sapucaia do Sul, Taquara, Triunfo e Viamão (Santa Isabel e Centro).

Entre em contato conosco para saber mais! Converse conosco pelo telefone (51) 3079.8400, WhatsApp (51) 99413.1208 ou e-mail faculdade@iergs.com.br.