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Tecnólogo em Marketing EAD – Conheça tudo sobre este curso de graduação

Tecnólogo em Marketing EAD pertence à área de Gestão e Negócios que utiliza conhecimentos das áreas de Ciências Humanas e Exatas com foco em compreender as necessidades dos clientes e elaborar estratégias de Comunicação e venda de produtos. Quem escolhe a Graduação em Marketing estuda o comportamento dos consumidores, técnicas de negociação, estratégias de venda, posicionamento de marca e muito mais.

Esta Graduação tem duração 2,5 anos e estuda matérias como Gestão de Pessoas, Empreendedorismo, Planejamento EstratégicoWeb Marketing entre outras. Disciplinas como Matemática Financeira, Técnicas de Negociação, Economia, Pesquisa de Mercado Gestão de Produtos e Marcas complementam a formação do graduando.

Tecnólogo em Marketing tem como objetivo formar profissionais capacitados para definir o diagnóstico de uma empresa, identificando os impactos da cultura e do cenário empresarial com amplitude de visão econômica do mercado a fim de traçar um planejamento estratégico. O tecnólogo em Marketing fornece ferramentas necessárias para que o profissional defina planos de posicionamento de produtos/serviços, bem como atue no processo produtivo e no fluxograma de atividades organizacionais, definindo as práticas mais eficazes para a eficiência na Gestão de Processos.

Entre os diferenciais do curso está a flexibilidade oferecida pela modalidade a distância. No curso de Marketing EAD, o aluno poderá contar com encontros presenciais uma vez na semana. Além disso, o curso possui professores-tutores capacitados e material didático gratuito.

O Tecnólogo em marketing e suas possibilidades

O profissional de Marketing é, essencialmente, um Administrador de Negócios especializado em aumentar as vendas. Ele detecta e aproveita as oportunidades de mercado, atrai o consumidor e atende às necessidades do cliente. Também delineia e executa estratégias para conquistar do público lealdade a uma determinada marca, bem como construir e manter a boa imagem do produto.

Trabalha ainda com pesquisa de mercado, coletando e analisando dados sobre o perfil do consumidor e o ambiente socioeconômico, sempre estimando o impacto do custo das ações de promoção e propaganda sobre o preço final do produto. Pode trabalhar na área de marketing de grandes empresas, como consultor de negócios, ou atuar em institutos de pesquisa e órgãos públicos.

O consumidor mudou o seu comportamento e passou a exigir mais das empresas. Para atender essa demanda, as organizações tiveram que investir em áreas que antes não eram exploradas. Com isso, novas funções surgiram no mundo do marketing e vem evoluindo conforme a exigência do mercado. 

Endomarketing 

Nessa área, você desenvolverá conteúdos e ações voltados ao público interno de uma empresa com o objetivo de engajar os funcionários e comunicar as estratégias da gestão.

Marketing cultural 

Por meio de apoio e patrocínio, esse profissional será o responsável em associar a marca da empresa a projetos culturais.

Marketing de relacionamento

É a criação e gestão de canais de comunicação dentro da empresa voltados aos consumidores, fornecedores e parceiros.

Marketing esportivo

Está relacionado ao patrocínio de atletas, times e eventos esportivos. Como é um público específico, o profissional de marketing precisa focar apenas neles.

Marketing político 

No período das eleições, esses profissionais são bastante procurados para trabalhar a imagem do político ou candidato junto aos seus eleitores.

Marketing social

Com o objetivo de educar e promover mudanças comportamentais nas pessoas e sociedade, o profissional de marketing faz uma promoção de uma causa ou comportamento social.

Marketing digital

A área com maior demanda de trabalho, mas também de profissionais, já que não exige graduação para atuar na área. Envolve o uso de tecnologias e a presença forte na internet para se comunicar com os clientes e efetivar vendas.

O profissional de marketing

Grandes empresas de diversos setores precisam de um profissional de Marketing para desenhar estratégias de posicionamento no mercado a longo prazo. E as de médio e pequeno porte estão descobrindo a necessidade de investir em estratégias para ganhar mercado, e esse é o profissional responsável por implantá-las. O setor de serviços, muito dependente do relacionamento com o consumidor, é o que mais requisita o egresso.

A área de Marketing, um canal direto com o consumidor e quem tem aptidão para vendas pode encontrar caminho aberto no departamento comercial de grandes empresas, como as de tecnologia. Elas procuram um pessoal qualificado para prospectar clientes e vender produtos de alto custo.

Uma verdade fundamental no Marketing é que ele está em constante alteração. O conhecimento básico é o ponto inicial, o alicerce para o exercício das funções. O cenário ao redor, no entanto, está sempre sujeito a mudanças, e o profissional de Marketing deve saber como continuar relevante.

Confira mais sobre o curso de Tecnólogo em Marketing EAD UNIASSELVI IERGS com o professora-tutora Sílvia Zuffo.

Validade do siploma de uma graduação EAD

O diploma do Tecnólogo em Marketing EAD tem a mesma validade do diploma de um curso presencial e possui a mesma comprovação de título, portanto, não há necessidade de ter receio quanto à aprovação do mercado de trabalho.

Os cursos EAD têm a mesma grade curricular e a avaliação feita pelo MEC possui os mesmos critérios e exigências aplicados nos cursos presenciais. O Tecnólogo em Marketing EAD da UNIASSELVI IERGS conta com encontro uma vez na semana e professor-tutor em sala. 

Tecnólogo em Marketing EAD é indicado para aqueles que desejam maior flexibilidade e autonomia durante seus estudos. Nesta modalidade de curso, o aluno terá acesso aos materiais e também a uma plataforma virtual de aprendizagem.

Coisas que todo futuro estudante de marketing deve saber

  • 1. Gostar de pessoas: o principal objetivo do Marketing é convencer o público a satisfazer uma necessidade adquirindo o produto ou serviço em questão. Para isso, primeiro é necessário entendê-lo, com suporte de pesquisas de opinião e grupos focais.
  • 2. Ser adaptável: o maior ativo de um profissional de Marketing ou empresa da área é identificar novas oportunidades e se antecipar aos concorrentes.
  • 3. Criatividade: aqui entra a máxima de “pensar fora da caixa”. Longe de ser apenas um clichê, encontrar uma solução ousada pode ser a diferença entre um retorno mediano e o sucesso estrondoso. Propor ideias arrojadas e abraçar os riscos é uma cultura que pode trazer bons resultados.
  • 4. Entenda sobre diversos assuntos: o significado de Marketing, nada mais é que mercado. Nesse universo, atuam diversas áreas e segmentos profissionais. Há uma intensa troca de informações e você precisa entender um pouco sobre elas, pois você vai estudar sobre propaganda, gestão de negócios, empreendedorismo, entre outros assuntos.
  • 5. Estude bastante Matemática: se você acredita que o Marketing não tem qualquer ligação com a Matemática, sinto muito em dizer que existe sim. Não basta apenas divulgar e vender o produto, o profissional também precisa fazer análises mercadológicas, de perfis do público-alvo, fazer levantamentos de estatísticas para saber onde o produto deve ser lançado ou vendido.
  • 6. Busque informações em diversos canais: conheça as agências de Marketing, acompanhe o que elas estão publicando. Busque informações nas redes sociais, blogs e inúmeros eventos que são realizados todos os anos. Todos eles sempre divulgam bastantes novidades sobre o mercado.

Confira em qual polo Uniasselvi IERGS você pode encontrar o tecnólogo em marketing EAD

A UNIASSELVI IERGS possui polos em diversas cidades do Rio Grande do Sul. Confira abaixo as cidades onde o Tecnólogo em Marketing é ofertado.

Porto Alegre (Centro, Protásio, Zona Norte e Zona Sul), Alvorada, Cachoeirinha, Campo Bom, Canoas, Charqueadas, Eldorado do Sul, Estância Velha, Esteio, Gravataí, Igrejinha, Montenegro, Novo Hamburgo, Parobé, Portão, São Leopoldo, Sapiranga, Sapucaia do Sul, Taquara e Viamão.