Acesso do Aluno
Pós EAD Graduação
INFORMAÇÕES
(51) 3079.8400
(51) 99413.1208

Licenciatura em Letras Libras EAD - Conheça tudo sobre este Curso de Graduação

Licenciatura em Letras Libras EAD - Conheça tudo sobre este Curso de Graduação
29/11/2019

A principal missão da Licenciatura em Letras Libras é formar profissionais que irão trabalhar a Língua Brasileira de Sinais, atuando na inclusão de surdos na sociedade e, principalmente, no sistema educacional brasileiro. A Licenciatura tem duração média de quatro anos e é oferecida na modalidade semipresencial, aulas uma vez na semana, atuando diretamente na área de Ciências Humanas.

O currículo do curso de Licenciatura em Letras Libras abrange diferentes disciplinas, que aprofundam os conhecimentos sobre Educação Inclusiva, Psicologia da Educação, Sociolinguística, Fonética e Fonologia.

O curso de Letras Libras é importante para qualquer pessoa que tenha deficiência auditiva desde o nascimento ou começo da infância, a linguagem de sinais será sua primeira língua. É com o uso dela que aprenderá a se comunicar, a compreender o mundo e, mais importante ainda, a raciocinar. Assim como uma pessoa sem problemas auditivos precisa aprender uma língua para conseguir se expressar e compreender o que acontece à sua volta, com a surda isso não é diferente. É preciso entender, antes de tudo, que Libras é o idioma materno e o português será sua segunda língua.

O CURSO DE LETRAS LIBRAS E SUAS POSSIBILIDADES

O curso de Libras capacita profissionais para utilizar a Língua Brasileira de Sinais (Libras), que é o segundo idioma oficial do Brasil. A Licenciatura torna apto a interagir de maneira eficiente e natural com surdos, ampliando as possibilidades de comunicação profissional e interação social. O EAD em Libras tem oferta direcionada a candidatos com ensino médio completo, com a finalidade de proporcionar o conhecimento acerca da singularidade linguística manifestada pelos surdos, os quais terão prioridade para cursá-lo. Prioridade recomendada no Capítulo III do Decreto nº 5.626 de 22 de dezembro de 2005, que regulamenta a Lei nº 10.436/2002.

A atuação desse profissional é ampla, já que a formação de professores envolve Ensino Fundamental, Médio e, até mesmo, o Ensino Superior.

Segundo o IBGE/2018, o Brasil possui cerca de 10 milhões de surdos. Eles ainda dependem da intervenção de profissionais formados nessa área para se comunicarem. Logo, acredita-se que o mercado de trabalho se encontra em franca expansão no país.

O PROFISSIONAL DE LETRAS LIBRAS

 Um professor somente com a Graduação em Letras Libras pode atuar na Educação Superior. Professores de qualquer licenciatura podem fazer um curso de Pós-Graduação em LIBRAS e atuar como professor dessa disciplina na Educação Superior, mesmo que sua licenciatura não seja em Letras.

É importante reforçar que para ensinar Letras Libras EAD o profissional deve ter domínio dos processos, dos modelos, das estratégias e técnicas de tradução e interpretação, além de possuir formação específica na área de sua atuação.  Pensando em um processo de aprendizagem que prepare o formando para sua especificidade, mas que também o torne capaz de atuar em áreas afins, trouxemos aqui habilidades esperadas de um profissional de Letras Libras:

- Domínio do uso da Libras, nas suas manifestações sinalizada e escrita.
- Domínio dos métodos e técnicas pedagógicas que permitam a transposição didática dos conhecimentos para o contexto educacional.
- Preparação profissional atualizada, incluindo a utilização dos recursos da informática, que permita o exercício criativo do processo de construção do conhecimento.

Confira mais sobre o curso de Licenciatura em Letras Libras EAD UNIASSELVI IERGS com a professora-tutora Denize Cohen Bochernitsan.

 

VALIDADE DO DIPLOMA DE UMA GRADUAÇÃO EAD

O diploma do curso de Licenciatura em Letras Libras EAD tem a mesma validade de um diploma de curso presencial e possui a mesma comprovação de título, portanto, não há necessidade de ter receio quanto à aprovação do mercado de trabalho.

Os cursos EAD têm a mesma grade curricular e avaliação feita pelo MEC com os mesmos critérios e exigências aplicados nos cursos presenciais. O curso de Letras Libras EAD da UNIASSELVI IERGS conta com encontro uma vez na semana e professor-tutor em sala. 

COISAS QUE TODO FUTURO ESTUDANTE DE LETRAS LIBRAS DEVE SABER:

1. Novas oportunidades profissionais: o acesso à educação por uma pessoa surda é um direito assegurado por lei, inclusive, nunca se falou tanto em inclusão como nos dias de hoje. Em meio a esse cenário, aumenta cada vez mais a demanda por professores capacitados em Libras, tanto para atuar na Educação Infantil e Ensinos Fundamental, Médio e Superior, quanto também como tradutor/intérprete em áreas diversas como: saúde, assistência social, jurídica etc.

2. Formação humanizada: além de permitir que a criança compreenda a aula, a capacidade de se comunicar em Libras também permite o oposto, que o professor compreenda o aluno. É por isso que podemos dizer que estudar Libras dá ao futuro professor uma formação mais humanizada.

3. Não esqueça a expressão facial: a expressão facial é um recurso muito importante da Língua Brasileira de Sinais. Isso porque se trata de um recurso que auxilia a compreensão e interpretação das mensagens, esclarecendo melhor o que você pretende dizer à pessoa surda.

4. Busque conteúdos e treine bastante: existem, na internet, diversos conteúdos voltados para auxiliar quem quer estudar Libras. O YouTube, por exemplo, é uma plataforma digital que reúne várias pessoas fluentes na língua, como profissionais e surdos. Trata-se de uma excelente forma de treinar aquilo que você está aprendendo, além de entrar em contato com palavras novas.

5. Quebra de barreiras na Comunicação: o professor que cursa Libras exerce, também, um papel fundamental quanto a uma questão social de muita importância, a inclusão e a quebra das barreiras de comunicação entre os indivíduos. Dessa forma, torna-se possível conhecer diferentes pessoas, entender o seu cotidiano, desenvolver empatia em todas as situações e criar laços.

6. Agilidade de raciocínio e de ação: ao estudar Libras, o professor se habitua a pensar não só de forma verbal, como também visual e tudo isso com mais rapidez e agilidade. Como se trata de uma língua que envolve a mente, as expressões faciais e corporais, aprendê-la, além do conhecimento específico, pode acabar estimulando o raciocínio rápido e até mesmo contribuindo com outros aprendizados.

CONFIRA EM QUAIS POLOS UNIASSELVI IERGS VOCÊ PODE ENCONTRAR A GRADUAÇÃO EM LETRAS LIBRAS EAD

Porto Alegre (Centro, Protásio, Zona Norte e Zona Sul), Alvorada, Cachoeirinha, Campo Bom, Canoas, Charqueadas, Eldorado do Sul, Estância Velha, Esteio, Gravataí, Igrejinha, Montenegro, Novo Hamburgo, Parobé, Portão, São Leopoldo, Sapiranga, Sapucaia do Sul, Taquara e Viamão.

Comentários

Deixe seu Comentário

Voltar