Acesso do Aluno
Pós EAD Graduação
INFORMAÇÕES
(51) 3079.8400
(51) 99413.1208

Notícias

Tecnólogo em Gestão Ambiental EAD - Conheça tudo sobre este Curso de Graduação

Tecnólogo em Gestão Ambiental EAD - Conheça tudo sobre este Curso de Graduação
11/09/2019

O Tecnólogo em Gestão Ambiental EAD pertence à área que compreende a relação entre homem e meio ambiente. Este curso de Graduação tem duração de aproximadamente 2,5 anos e possui disciplinas como Ecologia, Química Ambiental, Saneamento e Planejamento Urbano, e uma carga de aulas práticas em laboratórios de Física, Química e Biologia. O graduando aprende a analisar problemas ambientais e a desenvolver projetos para recuperar ambientes degradados. O mesmo atuará também, no desenvolvimento e execução de projetos que visam à preservação da natureza. Sua função principal, após formado, será garantir o uso racional de recursos naturais de modo a preservar a biodiversidade.

O TECNÓLOGO EM GESTÃO AMBIENTAL E SUAS POSSIBILIDADES

O Tecnólogo em Gestão Ambiental tem como objetivo principal formar profissionais capacitados a unir seus conhecimentos na área da administração aos demais campos das ciências ambientais, para elaborar programas e implantar práticas que minimizem os impactos dos processos industriais e de outras atividades humanas sobre o meio ambiente. O curso de Tecnólogo em Gestão Ambiental EAD fornece ferramentas necessárias para formar um profissional com sólida concepção de conteúdos na área e competências para atuar na sustentabilidade e na responsabilidade socioambiental.

A Graduação em Gestão Ambiental possibilita a atuação no planejamento ambiental, gerenciando e executando atividades relacionadas ao ambiente natural, na avaliação e mitigação de impactos ambientais, avaliando dados relacionados às atividades antrópicas que apresentam potencial impacto ambiental e em sistemas de gestão, na atuação direta no processo de implementação e monitoramento de práticas no âmbito da responsabilidade social e gestão da qualidade.

O PROFISSIONAL GESTOR AMBIENTAL

O consumo desenfreado da sociedade contemporânea levou à necessidade de repensar a relação existente entre homem e meio ambiente. Nesse sentido, a demanda pela formação de gestores ambientais tornou-se crescente, em função da preocupação de ambientalistas e com as exigências feitas por acordos ambientais. As organizações passaram a readequar suas atividades para atuarem em consonância com os acordos ambientais nacionais e internacionais.

O campo de atuação do profissional graduado em um Tecnólogo em Gestão Ambiental é amplo e diverso, podendo atuar em propriedades rurais, cooperativas, ONGs, órgãos públicos, empresas privadas, indústrias, programas de conscientização da população, tem a possibilidade de prestar consultorias em projetos de preservação ambiental, entre outras atividades. Atuando em órgãos públicos, o gestor ambiental pode elaborar, implementar e fiscalizar políticas ambientais em todas as esferas governamentais. Já no setor fabril ou industrial, o gestor realizará relatórios de avaliação do impacto ambiental das corporações, desenvolverá projetos não poluentes e definirá planos para a empresa implementar práticas sustentáveis.

O futuro gestor ambiental pode trabalhar tanto na cidade quanto no campo, ou até mesmo em áreas florestais degradadas, desenvolvendo programas de reciclagem, educação ambiental e uso consciente dos recursos naturais. Atuará também, nestes locais, analisando o impacto das atividades humanas sobre o solo, a água e o ar e orientando a exploração dos recursos por técnicas menos danosas ao ambiente.

O graduando, depois de formado no Tecnólogo em Gestão Ambiental, atuará conciliando a economia, o meio ambiente e a sociedade. Isso quer dizer que, o gestor ambiental deve assegurar a manutenção da economia da empresa em que atua e, simultaneamente, a exploração racional dos recursos naturais, garantindo os bens da natureza para as gerações atuais e futuras. Para que isto ocorra, o gestor ambiental deve desenvolver métodos e ações, pautando-se na sustentabilidade e responsabilidade socioambiental.

Confira mais sobre o curso de Tecnólogo em Gestão Ambiental EAD UNIASSELVI IERGS com o professor-tutor Marcus Hübner.

 

VALIDADE DO DIPLOMA DE UMA GRADUAÇÃO EAD

O diploma do Tecnólogo em Gestão Ambiental EAD tem a mesma validade do diploma de um curso presencial e possui a mesma comprovação de título, portanto, não há necessidade de ter receio quanto à aprovação do mercado de trabalho.

Os cursos EAD têm a mesma grade curricular e a avaliação feita pelo MEC possui os mesmos critérios e exigências aplicados nos cursos presenciais. O Tecnólogo em Gestão Ambiental EAD da UNIASSELVI IERGS conta com encontro presencial uma vezes na semana e professor-tutor em sala. 

O Tecnólogo em Gestão Ambiental EAD é indicado para aqueles que desejam maior flexibilidade e autonomia durante seus estudos. Nesta modalidade de curso, o aluno terá acesso aos materiais e também a uma plataforma virtual de aprendizagem.

COISAS QUE TODO FUTURO ESTUDANTE DE GESTÃO AMBIENTAL DEVE SABER:

1. É importante você conhecer a ABNT NBR ISO 14000: Esta norma especifica os requisitos de um Sistema de Gestão Ambiental e permite a uma organização desenvolver uma estrutura para a proteção do meio ambiente e rápida resposta às mudanças das condições ambientais. A norma leva em conta aspectos ambientais influenciados pela organização e outros passíveis de serem controlados por ela.

2. A Gestão Ambiental é uma profissão em alta: As empresas estão cada vez mais preocupadas com a questão da sustentabilidade, além de precisarem se adequar à legislação ambiental, evitando que suas atividades causem impactos nocivos na natureza.

3. Ética, solidariedade, respeito à natureza, visão sistêmica e autonomia: Estas são as principais características do gestor ambiental! Para exercer sua função, deve contar ainda com sólidos conhecimentos na legislação ambiental e grande capacidade de trabalhar em equipe, pois normalmente atua em equipes multidisciplinares.

4. A sustentabilidade e a preservação como foco: Se você se interessa por questões relacionadas à sustentabilidade e por ações em prol da preservação da biodiversidade, saiba que essa é uma área bastante promissora.

5. A Lei 12.651 que institui o Código Florestal: Cada vez mais a sociedade cobra das indústrias cuidados e preservação dos recursos naturais, e o Código Florestal aprovado em 2012 impõe regras mais rígidas no uso da terra. Por este motivo, a área de sistemas de Gestão Ambiental tornou-se uma das áreas mais aquecidas, favorecendo oportunidade no mercado de trabalho.

6. Oferta de trabalho no País: No setor industrial, a maior parte das vagas do País estão concentradas na região Sul e Sudeste, no entanto, há oferta também em áreas onde a preservação ambiental chama mais atenção, como Amazônia, Norte e Cerrado.

CONFIRA EM QUAL POLO UNIASSELVI IERGS VOCÊ PODE ENCONTRAR O TECNÓLOGO EM GESTÃO AMBIENTAL EAD

A UNIASSELVI IERGS possui polos em diversas cidades do Rio Grande do Sul. Confira abaixo as cidades onde o Tecnólogo em Gestão Ambiental EAD é ofertado.

Porto Alegre (Centro, Protásio, Zona Norte e Zona Sul), Alvorada, Cachoeirinha, Campo Bom, Canoas, Charqueadas, Eldorado do Sul, Estância Velha, Esteio, Gravataí, Igrejinha, Montenegro, Novo Hamburgo, Parobé, Portão, São Leopoldo, Sapiranga, Sapucaia do Sul, Taquara e Viamão.

Comentários

Deixe seu Comentário

Voltar